Ninguém quer ter o celular roubado ou perdido, mas como o problema pode ser inevitável é importante buscar soluções para tentar recuperá-lo ou ao menos não perder todas as informações. Pensando nisso, falaremos sobre o serviço Encontre Meu Dispositivo pelo IMEI.
O recurso Encontre Meu Dispositivo foi desenvolvido pelo Google para facilitar a vida de usuários de dispositivos Android. O sistema usa rastreamento para buscar o celular ou tablet, inclusive se ele estiver perdido dentro de casa.
O mais interessante é que o Encontre Meu Dispositivo não requer o uso do IMEI para localizar o seu celular perdido ou roubado. Além disso ele não exige que o aparelho esteja com o GPS ativado. Nos próximos itens vamos entender como esse serviço funciona e pode ser útil.
Como localizar um aparelho pelo Encontre Meu Dispositivo sem IMEI
Ainda que ninguém queira passar por esta situação, é importante pensar que existe a possibilidade de ter o celular roubado ou perdido e preparar-se para tentar localizar o aparelho.
O passo mais importante para prevenir ter maiores problemas é deixar o seu dispositivo rastreável, ou seja, pronto para usar o Encontre Meu Dispositivo.
Como fazer isso? Dentro das configurações do Google no seu aparelho você deve buscar a aba Segurança e logo habilitar o serviço. Mesmo que ele funcione sem o GPS ligado, se você puder manter esse recurso ativo, facilitará a localização em caso de imprevisto.
Caso seja necessário rastrear o seu celular, você poderá acessar o Encontre Meu Dispositivo pelo computador utilizando as plataformas do Google. Para isso você deve ingressar na conta vinculada ao aparelho.
Como usar um sistema encontre meu dispositivo pelo IMEI
O código IMEI é um identificador exclusivo do seu celular e serve para bloquear e desbloquear o seu aparelho em caso de perda ou roubo.
Você pode executar esta tarefa de bloqueio diretamente com a operadora. Em algumas situações a polícia pode buscar rastrear o dispositivo por esse código com a ajuda da operadora de telefonia.
Sobre o Autor